quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sexy



Sairam algumas fotos da BMW com a aerodinâmica aplicada às novas regras. Basicamente, o carro mostra uma asa gigantesca na frente, uma pequena atrás e lisa em toda a carcaça, sem "penduricalhos".
Segundo Cristhian Klien (testador da BMW), o carro está "sexy", irônicamente, claro. Kubica também achou feio e que não vai ser tão diferente do carro do ano anterior em relação às disputas na pista.

Eu? Eu achei feio pra cacete, mas estou louco para ver andando.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

TCC, sumiço, testes

Fiquei um tempo parado com esse blog, tive 10 dias e madrugadas cheias com meu TCC. Tentarei voltar ao normal essa semana.

Na F1 tivemos dias interessantes. Apesar de não estar acompanhando o noticiário com o afinco que eu gostaria, deu para perceber que os preparativos para 2009 estão a todo vapor.

Nos testes em Barcelona, a única equipe a levar o carro com aerodinâmica dentro das regras novas foi a BMW. Se comparado ao ano passado, o carro parece mais feio, com uma asa gigantesca na frente e uma miúda atrás, mas que se compensa com a beleza e o saudosismo trazidos com os slicks.

Na Honda, começou a disputa entre Senna e Di Grassi. Na folha de tempos, Bruno saiu na frente, com mais de 1 segundo de vantagem. Porém, os testes foram feitos em condições diferentes entre os dois pilotos, tanto em quantidade de gasolina, quanto número de voltas e estado de pneus.

Na Toro Rosso, Sébastien Buemi dispita com Takuma Sato pela Vaga deixada por Vettel na equipe. Até o momento, Sato tem levado a melhor.



Segue a folha de tempos dessa terça, segundo dia de testes:

1. Takuma Sato - Toro Rosso, 1:20.017
2. Sebastian Vettel - Red Bull, 1:20.411
3. Sébastien Buemi - Honda, 1:20.553
4. Gary Paffet - McLaren, 1:21.340
5. Robert Kubica - BMW, 1:21.521
6. Jenson Button - Honda, 1:21.770
7. Nico Rosberg - Williams, 1:21.871
8. Adrian Sutil - Force India, 1:22.073
9. Luca Badoer - Ferrari, 1:22.425
10. Lucas Di Grassi - Honda, 1:22.492
11. Nelsinho Piquet - Renault, 1:22.520
12. Marc Gené - Ferrari, 1:22.298
13. Nick Heidfeld - BMW, 1:23.080
14. Giedo Van der Garde - Renault, 1:23.250
15. Pedro de la Rosa - Force India, 1:23.499

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Calendário

Fuçaram novamente no calendário 2009. A China saiu do fim do ano e agora está em Abril, entre a Malásia e o Bahrein. Valência continua a aparecer como o GP da Europa e o Brasil não termina mais o campeonato, que terá sua final em Abu Dhabi.

Segue o calendário:

29.mar, Austrália
5.abr, Malásia
19.abr, China
26.abr, Bahrein
10.mai, Espanha
24.mai, Mônaco
7.jun, Turquia
21.jun, Inglaterra
12.jul, Alemanha
26.jul, Hungria
23.ago, Europa (Valência)
30.ago, Bélgica
13.set, Itália
27.set, Cingapura
4.out, Japão
18.out, Brasil
1º.nov, Abu Dhabi


Pode ser que ainda mude alguma coisa, os organizadores do Canadá parecem estar correndo atrás de grana...

Alonso e Piquet em 2009

"Nós estamos muito felizes em confirmar Fernando e Nelson para a próxima temporada", disse Flavio Briatore, chefe da Renault, confirmando o que todo mundo já tinha idéia: A dupla da Renault será mantida em 2009.

Má notícia para o Lucas Di Grassi, que esperava ficar com a vaga de Piquet-filho. Agora. A dança das cadeiras continua com a briga entre os brasileiros Di grassi, Bruno Senna e Rubens Barrichello por uma vaga na Honda ou uma das vagas da Toro Rosso.

Acredito que para o ano que vem, Di Grassi na Honda como titular. Bruno deverá tentar a vaga até as últimas forças, mas acho que terá mais chances na STR, por conta dos patrocínios que pode levar e por Berger, seu padrinho desde sempre no automobilismo.

Rubens vai ficar em casa e andar de kart de vez em quando...

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Soltando a franga

Anthony Hamilton (pai de Lewis Hamilton) decidiu soltar a franga depois que o filho ganhou o caneco pelo mundial.
De domingo para cá, Anthony tem disparado uma série de comentários na imprensa, a maioria relativos ao último fim-de-semana. Já reclamou do gato preto de pelúcia (símbolo de má sorte) que os repórteres do pânico deram a Lewis, classificando a atitude dos humoristas como "idiota" e "pouco profissional" . Depois, afirmou já ter tido dúvidas quanto ao futuro da carreira do filho, por conta de atos racistas. Entre esses atos, estariam as vaias do público no Brasil. Segundo Hamilton-pai, na Inglaterra isso não teria acontecido.

Na minha opinião, a brincadeira do gato preto foi a mesma coisa de 2006, quando os mesmos humoristas deram a "Tartaruga Rubens" a Michael Schumacher. Foi uma piada(engraçada, inclusive) sem o intuito de desrespeitar.

Sobre o racismo, concordo que exista. Na Espanha, por exemplo, foi ridículo o modo como alguns torcedores ofenderam Hamilton, pintando-se de preto. Acho sim que esse tipo de cosia tenha que ser reprimida. Mas o cara chega no Brasil, disputando o título mundial com um brasileiro e espera que só tenha lordes na torcida?

Acho que é esperar um pouco demais dos brasileiros...

Causou

Ainda sem saber se corre ano que vem, Rubens teria causado na festa da Ferrari.
Segundo publicado no Lance!, Rubens Barrichello teria "roubado a cena" na festa da escuderia italiana, que aconteceu na boate Disco, aqui em São Paulo. Segundo contou o repórter, rubinho teria subido à área vip, arrastado consigo Felipe Massa e puxado o coro "Schumacher Viado!". Ainda segundo a notícia, os convidados (Felipe Massa, inclusive) ficaram constrangidos com a brincadeira, mas em pouco tempo boa parte dos presentes acompanharam Rubens na "cutucada" ao alemão.

O repórter ainda diz que a festa, que teve início às 22hrs e prosseguiu madrugada adentro, teve bebidas alcoolicas distribuidas a noite toda.

Será que foi a cana?

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Trajetórias

A Uol fez duas apresentações legais sobre a trajetória dos dois principais pilotos do ano. Com fotos de todas as etapas. Vale a pena dar uma olhada!


A do Lewis Hamilton está aqui.

A do Felipe Massa, aqui.

Ressaca...

Muitas declarações tanto de Felipe quanto Hamilton. As equipes parabenizam seus heróis e mais uma vez o circo da F1 é desmontado, para voltar no ano que vem.

Mais um ano que teve recordes batidos (inclusive o de piloto mais jovem a ser campeão na categoria, com Lewis), com momentos inesquecíveis e corridas históricas.

Nunca antes na história desse esporte uma corrida se decidiu na última curva, da última volta, da última corrida da temporada. Acho que é de Nelson Piquet a frase "Uma corrida não se ganha em uma curva, mas se perde", e isso é uma grande verdade. No fim das contas, o campeonato não se decidiu ontem. Todas as equipes tiveram o ano todo para conquistar o título de construtores e para seus pilotos. A Mclaren foi mais constante o ano inteiro, assim como Lewis, com poucos erros e quebras. A Ferrari passou por muitos altos e baixos, assim como Massa.

Na útlima corrida, Felipe fez exatamente o que precisava, e Lewis também...

E Glock não tem nada a ver com isso...

domingo, 2 de novembro de 2008

Emoção

Sempre estranhei quando meus amigos se emocionavam com futebol. Na verdade, nada nesse jogo nunca me pareceu muito correto. 20 caras correndo atrás de uma bola e mais dois tentando protegê-las para que não entrem em um espaço de poucos metros demarcado por tubos de metal sempre foi esquisito sob a minha ótica. Quando o Corinthians caiu para a Série B, um dos meus amigos passou mal fisicamente e tempos depois eu chamei aquilo de viadagem.

Todo mundo que me conhece pelo menos um pouco, sabe que eu sou apaixonado por F1. Durante treinos classificatórios e corridas eu sempre grito e xingo conforme a situação se desenrola, mas todas as emoções nunca passaram do momento do lance.

Talvez para mostrar que não estou livre desse tipo de sofrimento, Deus fez com que Felipe Massa, piloto da Ferrari, chegasse à ultima corrida do campeonato com 7 pontos a menos do que Lewis Hamilton, da Mclaren, na disputa pelo campeonato mundial. Para ser campeão, Massa precisava terminar em primeiro e Hamilton em sexto, qualquer posição acima para o piloto da Mclaren, daria o título...

Nos treinos classificatórios. Massa fez a pole position, iria fazer o papel dele e largar na frente. Hamilton largaria em quarto, posição boa pra ele para conquistar o campeonato.

Minutos antes de começar, começa a chover em Interlagos e as equipes correm para trocar os pneus da galera.

Às 15:10 começa a corrida, com algumas trocas de posições e abandonos. Por alguns momentos, Massa é o campeão virtual do mundo (virtual porquê não tinha acabado ainda), Hamilton em sexto. Passo mal a primeira vez.

Hamilton consegue a quinta colocação, que lhe daria o título e a partir desse momento eu achei que estava tudo terminado.....Ficaria feliz com a vitória do Felipe em casa e já era....Mas tiveram as últimas voltas...


Voltou a chover, Massa estava em primeiro, com pneus intermediários, o que significa que somente um erro bobo ou falha de motor o tirariam da corrida. Faltando 3 voltas para o final, Sebastian Vettel começa a atacar Hamilton pela quinta posição. Desde que ele começou que eu vou com a cara desse alemão, e nunca torci tanto por uma ultrapassagem. Vettel passa Hamilton e só precisa ficar uma volta na frente para Massa ganhar o campeonato. Nesse ponto, minhas mãos tremiam e eu estava em pé, segurando na estante da TV, rezando para o Vettel não cagar.

Última volta, meus olhos já cheios de lágrimas vêem o Felipe ultrapassar a linha de chegada, com tema da vitória e tudo. A câmera corta para o Hamilton, que vai na fúria pra cima do Vettel, querendo o título. Grito para o alemão defender a posição e depois do misto do circuito realmente acredito que o título vai para Felipe.

Cerca de 30 segundos depois, a câmera mostra os boxes com a família do Felipe comemorando e eu gritando em frente à TV sem saber o que aconteceu....

Quando olho na classificação na tela, vejo que Hamilton conseguiu ultrapassar Timo Glock, da Toyota, chegando em quinto lugar e garantindo para si o título. Apesar de já saber que era uma coisa com mais de 90% de chances de acontecer, quando vi o Vettel passando, achei que viria um título inédito para o Brasil e que o Hamilton amargaria por mais um ano.... Quando cortou para a câmera no carro do Felipe, vi que ele chorava, e chorei junto....Minha irmã ligou em casa e ficou preocupada, pois eu falava com a voz embargada, simplesmente não acreditava em um final de campeonato como esse...

Claro, Hamilton mereceu e levou, mas como um brasileiro, eu esperava que desse zebra e Massa fosse campeão. O grande problema, foi que até 500m da linha de chegada, Massa era campeão, mas infelizmente os pneus de Glock não aguentavam segurar a posição...

São coisas do automobilismo,eu sei, mas que é triste é....

sábado, 1 de novembro de 2008

Pole de arrepiar

Mais uma vez Felipe Massa mostrou que é absoluto no Brasil. Na última volta de classificação bateu 1.12.368, quase meio segundo em cima do Trulli, uma surpresa na primeira fila. Raikonen, Hamilton e Kovalainen completam as cinco primeiras posições.

O mais legal de ver, porém, foi a torcida. Desde que acompanho regularmente a F1 (poucos anos) que eu não via uma classificação com uma torcida tão presente. Era engraçado de ver o pessoal vaiando o Hamilton e fazendo a "ola" quando o Massa passava na reta oposta. Assistindo pela TV, dava pra ouvir os gritos da galera se confundindo com o som do V8 de Felipe, algo que achei de arrepiar.

Ano que vem com certeza estarei lá fazendo barulho também!

Sobre a corrida? Tem tudo para ser chata, sem pegas, mas emocionante, com outra vitória brasileira em casa.

Amanhã eu volto!

Alonso, de novo

Último treino antes da classificação, e Alonso novamente cravando todo mundo. Com 1min12s141, o espanhol fez o melhor tempo do fim de semana, seguido pelas Mclarens e Felipe.

Ontem eu achava que não correspondia à realidade, mas estou começando a desconfiar que esse grid vai ficar engraçado...

Volto quando tiver o grid definido...