quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Dilema

A Mclaren desembarca no Brasil com um grande dilema: Lutar por Hamilton ou pela equipe. Para garantir a taça, o inglês pode se dar o luxo de chegar até na quinta posição em Interlagos, mesmo com Massa (Concorrente direto) saindo como vencedor da prova. Porém, para garantir o mundial de construtores, a Mclaren (com 145 pontos atualmente) deve conseguir uma dobradinha no Brasil e não esperar por grandes resultados da Ferrari (primeira do campeonato, com 156 pontos). Some a isso o fato de que no Brasil Hamilton correrá com o mesmo motor de Xangai e Massa com o conjunto mecânico “zerado”, qualquer decisão da equipe poderá incorrer em riscos grandes em ambos os campeonatos.

Duas alternativas possíveis:

1 - A Mclaren fará uma corrida apática e apostará em uma receita conservadora (porém durável) na potência do carro de Lewis. Este, por sua vez, será cuidadoso em todos os treinos, sem brigar pela pole, cravando tempo suficiente para sair entre os cinco primeiros, para apenas “passear” na corrida.

2 – A Mclaren pede aos dois pilotos que consigam uma dobradinha. Lewis vai para a classificação querendo a pole, o que propicia erros e desgaste maior do motor para a corrida. Na melhor das hipóteses, Larga na frente, com Massa colado atrás sem nada a perder. Se lutar pela primeira posição na largada, é muito provável que os dois se enrosquem no “S”. Se não tiver o carro bom, também terá que se defender de Raikonen, pois a Ferrari não vai querer sair do Brasil sem campeonato nenhum. Com isso, a probabilidade de falhas mecânicas ou de erros durante a prova aumentam muito, exatamente o que um cara que pode escolher estar confortável não quer.

Se escolher a primeira alternativa, a Ferrari terá que contar com a ajuda da sorte ou de um erro ou afobação do inglês (que já mostrou ser capaz de grandes cagadas e não é um dos pilotos mais calmos do grid). Se escolherem pela segunda, melhor para a Ferrari e Felipe, que terão mais chances de que aconteça alguma zebra.

Minha opinião? Lewis vai correr pianinho e ser campeão, e a Mclaren terá que esperar 2009 para tentar ganhar como construtor.

Só Hamilton esquecer daquele botãozinho verde no volante.

Nenhum comentário: