quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sexy



Sairam algumas fotos da BMW com a aerodinâmica aplicada às novas regras. Basicamente, o carro mostra uma asa gigantesca na frente, uma pequena atrás e lisa em toda a carcaça, sem "penduricalhos".
Segundo Cristhian Klien (testador da BMW), o carro está "sexy", irônicamente, claro. Kubica também achou feio e que não vai ser tão diferente do carro do ano anterior em relação às disputas na pista.

Eu? Eu achei feio pra cacete, mas estou louco para ver andando.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

TCC, sumiço, testes

Fiquei um tempo parado com esse blog, tive 10 dias e madrugadas cheias com meu TCC. Tentarei voltar ao normal essa semana.

Na F1 tivemos dias interessantes. Apesar de não estar acompanhando o noticiário com o afinco que eu gostaria, deu para perceber que os preparativos para 2009 estão a todo vapor.

Nos testes em Barcelona, a única equipe a levar o carro com aerodinâmica dentro das regras novas foi a BMW. Se comparado ao ano passado, o carro parece mais feio, com uma asa gigantesca na frente e uma miúda atrás, mas que se compensa com a beleza e o saudosismo trazidos com os slicks.

Na Honda, começou a disputa entre Senna e Di Grassi. Na folha de tempos, Bruno saiu na frente, com mais de 1 segundo de vantagem. Porém, os testes foram feitos em condições diferentes entre os dois pilotos, tanto em quantidade de gasolina, quanto número de voltas e estado de pneus.

Na Toro Rosso, Sébastien Buemi dispita com Takuma Sato pela Vaga deixada por Vettel na equipe. Até o momento, Sato tem levado a melhor.



Segue a folha de tempos dessa terça, segundo dia de testes:

1. Takuma Sato - Toro Rosso, 1:20.017
2. Sebastian Vettel - Red Bull, 1:20.411
3. Sébastien Buemi - Honda, 1:20.553
4. Gary Paffet - McLaren, 1:21.340
5. Robert Kubica - BMW, 1:21.521
6. Jenson Button - Honda, 1:21.770
7. Nico Rosberg - Williams, 1:21.871
8. Adrian Sutil - Force India, 1:22.073
9. Luca Badoer - Ferrari, 1:22.425
10. Lucas Di Grassi - Honda, 1:22.492
11. Nelsinho Piquet - Renault, 1:22.520
12. Marc Gené - Ferrari, 1:22.298
13. Nick Heidfeld - BMW, 1:23.080
14. Giedo Van der Garde - Renault, 1:23.250
15. Pedro de la Rosa - Force India, 1:23.499

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Calendário

Fuçaram novamente no calendário 2009. A China saiu do fim do ano e agora está em Abril, entre a Malásia e o Bahrein. Valência continua a aparecer como o GP da Europa e o Brasil não termina mais o campeonato, que terá sua final em Abu Dhabi.

Segue o calendário:

29.mar, Austrália
5.abr, Malásia
19.abr, China
26.abr, Bahrein
10.mai, Espanha
24.mai, Mônaco
7.jun, Turquia
21.jun, Inglaterra
12.jul, Alemanha
26.jul, Hungria
23.ago, Europa (Valência)
30.ago, Bélgica
13.set, Itália
27.set, Cingapura
4.out, Japão
18.out, Brasil
1º.nov, Abu Dhabi


Pode ser que ainda mude alguma coisa, os organizadores do Canadá parecem estar correndo atrás de grana...

Alonso e Piquet em 2009

"Nós estamos muito felizes em confirmar Fernando e Nelson para a próxima temporada", disse Flavio Briatore, chefe da Renault, confirmando o que todo mundo já tinha idéia: A dupla da Renault será mantida em 2009.

Má notícia para o Lucas Di Grassi, que esperava ficar com a vaga de Piquet-filho. Agora. A dança das cadeiras continua com a briga entre os brasileiros Di grassi, Bruno Senna e Rubens Barrichello por uma vaga na Honda ou uma das vagas da Toro Rosso.

Acredito que para o ano que vem, Di Grassi na Honda como titular. Bruno deverá tentar a vaga até as últimas forças, mas acho que terá mais chances na STR, por conta dos patrocínios que pode levar e por Berger, seu padrinho desde sempre no automobilismo.

Rubens vai ficar em casa e andar de kart de vez em quando...

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Soltando a franga

Anthony Hamilton (pai de Lewis Hamilton) decidiu soltar a franga depois que o filho ganhou o caneco pelo mundial.
De domingo para cá, Anthony tem disparado uma série de comentários na imprensa, a maioria relativos ao último fim-de-semana. Já reclamou do gato preto de pelúcia (símbolo de má sorte) que os repórteres do pânico deram a Lewis, classificando a atitude dos humoristas como "idiota" e "pouco profissional" . Depois, afirmou já ter tido dúvidas quanto ao futuro da carreira do filho, por conta de atos racistas. Entre esses atos, estariam as vaias do público no Brasil. Segundo Hamilton-pai, na Inglaterra isso não teria acontecido.

Na minha opinião, a brincadeira do gato preto foi a mesma coisa de 2006, quando os mesmos humoristas deram a "Tartaruga Rubens" a Michael Schumacher. Foi uma piada(engraçada, inclusive) sem o intuito de desrespeitar.

Sobre o racismo, concordo que exista. Na Espanha, por exemplo, foi ridículo o modo como alguns torcedores ofenderam Hamilton, pintando-se de preto. Acho sim que esse tipo de cosia tenha que ser reprimida. Mas o cara chega no Brasil, disputando o título mundial com um brasileiro e espera que só tenha lordes na torcida?

Acho que é esperar um pouco demais dos brasileiros...

Causou

Ainda sem saber se corre ano que vem, Rubens teria causado na festa da Ferrari.
Segundo publicado no Lance!, Rubens Barrichello teria "roubado a cena" na festa da escuderia italiana, que aconteceu na boate Disco, aqui em São Paulo. Segundo contou o repórter, rubinho teria subido à área vip, arrastado consigo Felipe Massa e puxado o coro "Schumacher Viado!". Ainda segundo a notícia, os convidados (Felipe Massa, inclusive) ficaram constrangidos com a brincadeira, mas em pouco tempo boa parte dos presentes acompanharam Rubens na "cutucada" ao alemão.

O repórter ainda diz que a festa, que teve início às 22hrs e prosseguiu madrugada adentro, teve bebidas alcoolicas distribuidas a noite toda.

Será que foi a cana?

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Trajetórias

A Uol fez duas apresentações legais sobre a trajetória dos dois principais pilotos do ano. Com fotos de todas as etapas. Vale a pena dar uma olhada!


A do Lewis Hamilton está aqui.

A do Felipe Massa, aqui.

Ressaca...

Muitas declarações tanto de Felipe quanto Hamilton. As equipes parabenizam seus heróis e mais uma vez o circo da F1 é desmontado, para voltar no ano que vem.

Mais um ano que teve recordes batidos (inclusive o de piloto mais jovem a ser campeão na categoria, com Lewis), com momentos inesquecíveis e corridas históricas.

Nunca antes na história desse esporte uma corrida se decidiu na última curva, da última volta, da última corrida da temporada. Acho que é de Nelson Piquet a frase "Uma corrida não se ganha em uma curva, mas se perde", e isso é uma grande verdade. No fim das contas, o campeonato não se decidiu ontem. Todas as equipes tiveram o ano todo para conquistar o título de construtores e para seus pilotos. A Mclaren foi mais constante o ano inteiro, assim como Lewis, com poucos erros e quebras. A Ferrari passou por muitos altos e baixos, assim como Massa.

Na útlima corrida, Felipe fez exatamente o que precisava, e Lewis também...

E Glock não tem nada a ver com isso...

domingo, 2 de novembro de 2008

Emoção

Sempre estranhei quando meus amigos se emocionavam com futebol. Na verdade, nada nesse jogo nunca me pareceu muito correto. 20 caras correndo atrás de uma bola e mais dois tentando protegê-las para que não entrem em um espaço de poucos metros demarcado por tubos de metal sempre foi esquisito sob a minha ótica. Quando o Corinthians caiu para a Série B, um dos meus amigos passou mal fisicamente e tempos depois eu chamei aquilo de viadagem.

Todo mundo que me conhece pelo menos um pouco, sabe que eu sou apaixonado por F1. Durante treinos classificatórios e corridas eu sempre grito e xingo conforme a situação se desenrola, mas todas as emoções nunca passaram do momento do lance.

Talvez para mostrar que não estou livre desse tipo de sofrimento, Deus fez com que Felipe Massa, piloto da Ferrari, chegasse à ultima corrida do campeonato com 7 pontos a menos do que Lewis Hamilton, da Mclaren, na disputa pelo campeonato mundial. Para ser campeão, Massa precisava terminar em primeiro e Hamilton em sexto, qualquer posição acima para o piloto da Mclaren, daria o título...

Nos treinos classificatórios. Massa fez a pole position, iria fazer o papel dele e largar na frente. Hamilton largaria em quarto, posição boa pra ele para conquistar o campeonato.

Minutos antes de começar, começa a chover em Interlagos e as equipes correm para trocar os pneus da galera.

Às 15:10 começa a corrida, com algumas trocas de posições e abandonos. Por alguns momentos, Massa é o campeão virtual do mundo (virtual porquê não tinha acabado ainda), Hamilton em sexto. Passo mal a primeira vez.

Hamilton consegue a quinta colocação, que lhe daria o título e a partir desse momento eu achei que estava tudo terminado.....Ficaria feliz com a vitória do Felipe em casa e já era....Mas tiveram as últimas voltas...


Voltou a chover, Massa estava em primeiro, com pneus intermediários, o que significa que somente um erro bobo ou falha de motor o tirariam da corrida. Faltando 3 voltas para o final, Sebastian Vettel começa a atacar Hamilton pela quinta posição. Desde que ele começou que eu vou com a cara desse alemão, e nunca torci tanto por uma ultrapassagem. Vettel passa Hamilton e só precisa ficar uma volta na frente para Massa ganhar o campeonato. Nesse ponto, minhas mãos tremiam e eu estava em pé, segurando na estante da TV, rezando para o Vettel não cagar.

Última volta, meus olhos já cheios de lágrimas vêem o Felipe ultrapassar a linha de chegada, com tema da vitória e tudo. A câmera corta para o Hamilton, que vai na fúria pra cima do Vettel, querendo o título. Grito para o alemão defender a posição e depois do misto do circuito realmente acredito que o título vai para Felipe.

Cerca de 30 segundos depois, a câmera mostra os boxes com a família do Felipe comemorando e eu gritando em frente à TV sem saber o que aconteceu....

Quando olho na classificação na tela, vejo que Hamilton conseguiu ultrapassar Timo Glock, da Toyota, chegando em quinto lugar e garantindo para si o título. Apesar de já saber que era uma coisa com mais de 90% de chances de acontecer, quando vi o Vettel passando, achei que viria um título inédito para o Brasil e que o Hamilton amargaria por mais um ano.... Quando cortou para a câmera no carro do Felipe, vi que ele chorava, e chorei junto....Minha irmã ligou em casa e ficou preocupada, pois eu falava com a voz embargada, simplesmente não acreditava em um final de campeonato como esse...

Claro, Hamilton mereceu e levou, mas como um brasileiro, eu esperava que desse zebra e Massa fosse campeão. O grande problema, foi que até 500m da linha de chegada, Massa era campeão, mas infelizmente os pneus de Glock não aguentavam segurar a posição...

São coisas do automobilismo,eu sei, mas que é triste é....

sábado, 1 de novembro de 2008

Pole de arrepiar

Mais uma vez Felipe Massa mostrou que é absoluto no Brasil. Na última volta de classificação bateu 1.12.368, quase meio segundo em cima do Trulli, uma surpresa na primeira fila. Raikonen, Hamilton e Kovalainen completam as cinco primeiras posições.

O mais legal de ver, porém, foi a torcida. Desde que acompanho regularmente a F1 (poucos anos) que eu não via uma classificação com uma torcida tão presente. Era engraçado de ver o pessoal vaiando o Hamilton e fazendo a "ola" quando o Massa passava na reta oposta. Assistindo pela TV, dava pra ouvir os gritos da galera se confundindo com o som do V8 de Felipe, algo que achei de arrepiar.

Ano que vem com certeza estarei lá fazendo barulho também!

Sobre a corrida? Tem tudo para ser chata, sem pegas, mas emocionante, com outra vitória brasileira em casa.

Amanhã eu volto!

Alonso, de novo

Último treino antes da classificação, e Alonso novamente cravando todo mundo. Com 1min12s141, o espanhol fez o melhor tempo do fim de semana, seguido pelas Mclarens e Felipe.

Ontem eu achava que não correspondia à realidade, mas estou começando a desconfiar que esse grid vai ficar engraçado...

Volto quando tiver o grid definido...

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Saiu, cravou e voltou para as cobertas

Depois de ficar o dia inteiro no box, Alonso saiu para a pista e cravou o melhor tempo dessa sexta, com 1,12,296.

Não acho que corresponde à realidade, mas seria interessante ver o espanhol largando na frente.

Primeiros treinos

Começou o primeiro ato. Nos treinos de hoje deu Massa, com Hamilton fungando no cangote a 0,190. Pela pista fria e meio úmida, deu para perceber uma melhora da Ferrari com aquecimento dos pneus. Ah, a melhor volta do Felipe foi com o terceiro set de borrachudos....

Raikonen presepou no "S" e ficou em terceiro, seguido de perto por Kubica e Kovalainen, todos na casa dos 1,12.

Para mim, não diz muita coisa, acho que a Ferrari tem uma ligeira vantagem ou que o Hamilton não está forçando.

Ou não, já dizia Caetano...



Seguem os tempos*

1. Felipe Massa - Ferrari, 1min12s305
2. Lewis Hamilton - McLaren, 1min12s495
3. Kimi Raikkönen - Ferrari, 1min12s507
4. Robert Kubica - BMW, 1min12s874
5. Heikki Kovalainen - McLaren, 1min12s925
6. Fernando Alonso - Renault, 1min13s061
7. Mark Webber - Red Bull, 1min13s298
8. Nelsinho Piquet - Renault, 1min13s378
9. Nick Heidfeld - BMW, 1min13s426
10. Timo Glock - Toyota, 1min13s466
11. Jarno Trulli - Toyota, 1min13s600
12. Nico Rosberg - Williams, 1min13s621
13. Sebastien Bourdais - T. Rosso, 1min13s649
14. Rubens Barrichello - Honda, 1min13s676
15. Jenson Button - Honda, 1min13s766
16. Kazuki Nakajima - Williams, 1min13s806
17. Sebastian Vettel - T. Rosso, 1min13s836
18. David Couthard - Red Bull, 1min13s861
19.
Adrian Sutil - F. India, 1min14s704
20. Giancarlo Fisichella - F. India, 1min14s821




*Retirado do blog do Téo José

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ao mestre!


Apesar de Sennista confesso, também devo confessar que quando acordei essa manhã não sabia que a data era tão importante para a nossa laia. Há exatos 20 anos, Ayrton Senna alcançava seu primeiro título na F1. Naquela época o Brasileiro corria pela Mclaren e tinha Alain Prost como companheiro de equipe e principal rival. Além de levar antecipadamente o caneco, Senna quebrou os recordes de número de vitórias em uma temporada até o momento (No Japão, com oito) e de Poles em uma temporada (na Austrália, com nove, recorde que persiste até hoje). A Mclaren também foi absoluta aquele ano, ganhando 15 das 16 corridas (Só perdeu na Itália, com o abandono de Senna e Prost). 1988 marcou também por ser o último ano com motores turbo comprimidos.

Eita ano agitado, e pensar que eu tinha só três aninhos...

Dá-lhe Ana




Como faço todos os dias pela manhã, hoje preparei meu café e me sentei em frente a TV para comer e assistir o noticiário matinal. Zapeando pelos canais, fico surpreso ao ver a Ana Maria Braga vestida com um macacão da Ferrari. O assunto, é claro, era o GP Brasil. Quando eu liguei no canal, ela falava com um correspondente em Interlagos (que não ouvi o nome). De qualquer forma, o assunto não rendeu absolutamente nada. O autódromo estava vazio, o repórter com sono e a Ana Maria mostrava tanta intimidade com a F1 quanto eu comentando a final do campeonato de Badminton. Curioso com o que viria a seguir, deixei ligado. Logo depois, cortou para um link na rua, onde Felipe Massa e a esposa Rafaela concederam uma entrevista. No geral, nenhuma informação nova ou relevante. Felipe se mostrou tranquilo e bem humorado, a apresentadora obviamente perguntou da "cueca da sorte" (o grande mote da Globo, que deverá virar até pauta do Fantástico caso o piloto ganhe o campeonato), sobre o novo motor com que ele correrá no Brasil ( que ele respondeu e ela fingiu que entendeu) e tantas outras questões genéricas. O auge da entrevista, porém, foi a pergunta da apresentadora sobre o clima: "Felipe, a previsão do tempo diz que irá chover durante a corrida, e nós sabemos que você é bom de chuva, qual a sua expectativa?" Nesse momento eu quase cuspi o pedaço de pão que estava mastigando e até o Felipe deu uma risadinha...


Sinceramente, eu deveria ter dormido mais...



Rede Globo e você, tudo a ver!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Schumi, a fifi




Aposentado da F1, o heptacampeão Michael Schumacher parece estar cansado da vida fora dos cockpits. Agora um “consultor” da Ferrari, Schumi vem disparando um comentário atrás do outro sobre os pilotos e o campeonato, principalmente sobre a Ferrari.

A última do alemão foi com relação ao desempenho apagado de Kimi Raikkonen na segunda parte do campeonato. Segundo ele, o finlandês não reagiu bem às mudanças feitas no carro depois da metade do campeonato e que deveria ter pedido “ajuda” aos companheiros de time. "De certa maneira às vezes ele se fecha em sua visão e não percebe que precisa de ajuda. Nós poderíamos ajudá-lo, mas ele não nos pede ajuda,".

Em vez de querer ajudar o finlandês a andar de carro, porquê o heptacampeão não pede ajuda para andar de motovelocidade? É tombo atrás de tombo...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Fair Play

Para ser campeão domingo, Massa precisa que Hamilton no máximo em sexto, coisa que em um fim-de-semana normal seria difícil de acontecer. Conversando com meus amigos e fuçando em blogs, ouvi muitos comentários sobre alguns prováveis “atos desleais” por parte de Felipe ou dos pilotos que torcem pela sua vitória. Semana passada, inclusive, saiu na net um vídeo feito tirado de um simulador de F1 que mostrava Alonso batendo na traseira da Mclaren do inglês durante a prova em Interlagos. Até Eddie Jordan (ex-dono da escuderia homônima) já andou metendo o bedelho dizendo que Hamilton deveria se preparar para o caso de Massa tentar tirá-lo da corrida, como teria feito no Japão. "As pessoas podem não gostar de mim por dizer isso, mas se Massa tentar tirá-lo do caminho, assim como fez no Japão, Lewis tem de estar preparado", afirmou o ex-dono de equipe. Massa, assim que perguntado pela imprensa, tratou de responder: "O Jordan está em casa, não tem mais o que fazer e fica brincando com a imprensa".

Pessoalmente, não acho que nenhuma dessas possibilidades tenha a remota chance de acontecer. Apesar de “torcerem” pelo Felipe, nenhum dos pilotos do grid está preocupado com quem vencerá o campeonato. Até o Kimi, parceiro de Massa na Ferrari, já disse que não se importa com quem será campeão e que está com a cabeça no próximo campeonato. Sobre Massa tirar Hamilton da prova, nem se fala. Mesmo que tivesse essa intenção, ele nunca poderia ter certeza de que sairia ileso de qualquer investida contra o inglês.

Para o domingo, acredito em corrida chata, com dobradinha da Ferrari, Hamilton passeando em terceiro ou quarto e o resto do grid só cumprindo tabela.

Nelsinho, claro, lá atrás!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Será que chove?

Uma das grandes preocupações da Ferrari para a corrida em Interlagos diz respeito ao clima. Reconhecidamente pior na chuva do que a Mclaren, a equipe precisa de tempo bom para tentar uma dobradinha na prova. Segundo a previsão do tempo*, a possibilidade de chuva é mínima, com apenas 20% de chance no domingo.

Confira a previsão completa:

Sexta-feira – Temperaturas entre 18 e 25 graus, 40% de chances de chuva
Sábado – Temperaturas entre 17 e 23 graus, 40 % de chances de chuva
Domingo - Temperaturas entre 17 e 21 graus, 20% de chances de chuva
Até aí, ótimo para a equipe de Maranello, porém, a prova será realizada dia 02/11, mais conhecido como feriado de Finados por aqui.

Alguém aí já viu finados sem garoa?




* Previsão retirada do blog do Téo José (http://teojose.zip.net/index.html)

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Dilema

A Mclaren desembarca no Brasil com um grande dilema: Lutar por Hamilton ou pela equipe. Para garantir a taça, o inglês pode se dar o luxo de chegar até na quinta posição em Interlagos, mesmo com Massa (Concorrente direto) saindo como vencedor da prova. Porém, para garantir o mundial de construtores, a Mclaren (com 145 pontos atualmente) deve conseguir uma dobradinha no Brasil e não esperar por grandes resultados da Ferrari (primeira do campeonato, com 156 pontos). Some a isso o fato de que no Brasil Hamilton correrá com o mesmo motor de Xangai e Massa com o conjunto mecânico “zerado”, qualquer decisão da equipe poderá incorrer em riscos grandes em ambos os campeonatos.

Duas alternativas possíveis:

1 - A Mclaren fará uma corrida apática e apostará em uma receita conservadora (porém durável) na potência do carro de Lewis. Este, por sua vez, será cuidadoso em todos os treinos, sem brigar pela pole, cravando tempo suficiente para sair entre os cinco primeiros, para apenas “passear” na corrida.

2 – A Mclaren pede aos dois pilotos que consigam uma dobradinha. Lewis vai para a classificação querendo a pole, o que propicia erros e desgaste maior do motor para a corrida. Na melhor das hipóteses, Larga na frente, com Massa colado atrás sem nada a perder. Se lutar pela primeira posição na largada, é muito provável que os dois se enrosquem no “S”. Se não tiver o carro bom, também terá que se defender de Raikonen, pois a Ferrari não vai querer sair do Brasil sem campeonato nenhum. Com isso, a probabilidade de falhas mecânicas ou de erros durante a prova aumentam muito, exatamente o que um cara que pode escolher estar confortável não quer.

Se escolher a primeira alternativa, a Ferrari terá que contar com a ajuda da sorte ou de um erro ou afobação do inglês (que já mostrou ser capaz de grandes cagadas e não é um dos pilotos mais calmos do grid). Se escolherem pela segunda, melhor para a Ferrari e Felipe, que terão mais chances de que aconteça alguma zebra.

Minha opinião? Lewis vai correr pianinho e ser campeão, e a Mclaren terá que esperar 2009 para tentar ganhar como construtor.

Só Hamilton esquecer daquele botãozinho verde no volante.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

KERS


Max Mosley mais uma vez apontou a padronização dos motores como um provável projeto futuro na categoria. Porém, segundo o presidente da FIA, existe um componente que poderá continuar fazendo a diferença para as grandes equipes, o KERS.


Segundo Mosley, as equipes serão livres para desenvolver o sistema, que futuramente viria a ser mais importante até do que os motores e câmbios mais modernos. "KERS será crucial para todos os veículos em longo prazo. A FIA, portanto, pretende continuar com o KERS como um diferenciador de desempenho na F-1 e, também aumentar sua importância em 2011. Isso dará à F-1 mais relevância do que usar motores de corrida excessivamente caros, ou câmbios extremamente sofisticados. Ambos equipamentos quase irrelevantes nos transportes modernos" afirmou o presidente à agência Reuters.


Marcado para estrear nos carros da categoria em 2009, o sistema (cuja sigla significa basicamente "Sistema de Recuperação de Energia Cinética") reaproveita a energia que hoje em dia é desperdiçada nas frenagens na forma de mais potência para o motor.


Para quem se interessar, segue um link do site da Revista Racing que explica direito como funcionará o aparelho: http://racing.terra.com.br/index.asp?codc=1343


Tudo lindo e maravilhoso no mundo de Mosley, mas as equipes não andam muito contentes com o sistema, devido ao prazo curto para desenvolvimento e potenciais riscos à saúde dos pilotos, mecânicos e engenheiros envolvidos.


O mecânico da BMW que o diga...



segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Hamilton e Geller

Lider do campeonato e com mais de 90% de chances de ser o primeiro negro e mais jovem piloto da F1 a se sagrar campeão, Lewis Hamilton se encontrou com o famoso paranormal Uri Geller para ajudá-lo na conquista do título.

"Tudo o que posso falar é que nos encontramos e discutimos sobre o poder da mente", afirmou o paranormal, que teria ajudado o inglês a se focar e não cometer erros no GP da China.

Quem disse que reza brava não cola na F1?

domingo, 19 de outubro de 2008

uma corrida, 7 pontos

Corrida morna em Xangai. Hamilton fez o que se esperava dele: Largou sem problemas e começou a abrir em cima da Ferrari, que deve ter pego motor de 147 na fábrica da FIAT para levar para Xangai

Raikonen pagou o favor que "devia" a Massa, abrindo caminho para o companheiro cruzar em segundo. Alonso foi o quarto e deverá anunciar que continua na Renault antes do Brasil. OS brasileiros com "inho" no nome, Nelsinho e Rubinho, fizeram suas corridinhas de sempre. Nelsinho cruzou em oitavo (pelo histórico do ano, um bom resultado, mas que não ajuda muito a segurar seu contrato) e Rubinho décimo primeiro. Pelo histórico da Honda, excelente resultado do brasileiro ( principalmente com o Button em penúltimo).

Hamilton agora precisa chegar até em quinto, independente da posição de massa, ou seja, tem o campeonato na mão e agora é só "levar na ponta dos dedos", como diria Galvão.

Exatamente como em 2007...

sábado, 18 de outubro de 2008

Mclaren, mas nem tanto


Como os treinos livres já vinham apontando, a pole ficou mesmo com Lewis Hamilton com o tempo de 1,36,303, seguido (mais de perto do que eu imaginava) por Kimi Raikonen, Felipe Massa e Fernando Alonso.

Duas primeiras filas interessantes. Largando atrás de Hamilton, Massa tem a chance de brigar de cara pela ponta, pois o inglês terá que se defender do ataque do Kimi. Alonso "corre por fora" e já manifestou apoio ao Felipe no que for possível.

Enfim: do segundo ao quarto colocado, todos correm por Felipe, que apesar de largar em terceiro, está com boas condições de luta. Kovalainen, escudeiro de Hamilton, vem apenas na quinta posição, ficando impossibilitado ( ao menos a principio) de ajudar em alguma coisa...

Com a largada dificil que tem pela frente, dá para entender o soquinho do menino prodigio na própria perna depois de ter saido do carro...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Massa de saco cheio



"Desembarco em Xangai na quarta-feira e no dia seguinte, eu já participo do lancamento oficial, na China, do novo modelo de rua da Ferrari - o Califórnia. É terceira vez seguida que isso acontece, só então posso me dedicar ao trabalho novamente". Esse "desabafo contido" foi dado por Felipe Massa, que deu sinal de estar meio "cansado" de ter que aparecer nesse tipo de evento, deixando a F1 de lado no final de semana de GP.
Sinceramente, acho bobagem as equipes usarem os pilotos dessa maneira. Na minha opinião, levar o Felipe Massa no lançamento do "Califórnia" não venderia nenhum exemplar a mais do bólido. Para os ricassos que quiserem comprar, a presença do piloto não fará diferença. Se por um lado, a presença dele no evento não faça diferença, na pista pode fazer. Tirando um piloto da sua "concentração", do trabalho com o carro e do acompanhamento do trabalho dos mecânicos pode prejudicar, e muito, a classificação e a corrida (o que, nesse momento, é fora de cogitação para a Ferrari).
De qualquer forma, o brasileiro está reclamando demais....Se tivesse sido obrigado a "voar" de macacão no palco, passando vergonha para o padock inteiro, ele veria o que é ter razão para ter raiva...

Cuidadoso

Lewis Hamilton mais uma vez disse que vai ser cuidadoso para garantir os pontos pelo campeonato. "Se eu estiver na posição onde posso ganhar bons pontos e for um perigo desnecessário fazer uma manobra, então não farei".

Vamos ver... Só na freada da curva 3 que nós vamos descobrir.

Conheça melhor Xangai

Tido como um dos circuitos mais caros da F1 (custou cerca de 240 milhões de doláres para ser construído), o circuito de Xangai (ou Shangai, sei lá, achei dos dois jeitos) está no calendário da F1 desde 2004, quando foi vencido por Rubens Barrichello (à época, na Ferrari).

Ano passado o vencedor foi Kimi Räikkönen, depois de uma das maiores cabaçadas de Lewis Hamilton na F1 (nada que ele não pudesse piorar depois, no Brasil).

Conheça melhor o Circuito Internacional de Shangai (ou Xangai, desisto...), percorrendo uma volta virtual no You Tube que mostra todo o traçado e velocidade dos carros durante as curvas.

http://www.youtube.com/watch?v=eTsfsNo1QHA

Marciano

Briatore acordou com a vó atrás do toco! Direto de Xangai, o chefão da Renault tratou de metralhar Lewis Hamilton com todas as críticas possíveis. Segundo o italiano, o inglês tem tudo para perder o título desse ano, exatamente como fez o ano passado. "Em minha opinião, Hamilton tentará novamente jogar o título fora. Ele e a McLaren já foram ótimos no ano passado: perder o campeonato com 17 pontos de vantagem a duas corridas do final é digno do Livro dos Recordes. Se alguém consegue isto nestas condições, ele pode repetir os mesmos erros com cinco pontos de vantagem. Para mim, Massa levará o título". Afirmou o chefão, que ainda aproveitou para lembrar que o “pupilo prodígio” da Mclaren ainda precisa mostrar serviço antes de cantar de galo. “Deveriam contar-lhe que ele é um piloto, não um marciano. É só um jovem que ainda precisa mostrar seu valor.”

É, os hotéis de Xangai devem ter camas duras demais...

Análise (pitacos)


Treinos de sexta são complicados de se analisar. Alguns jogam para a torcida, outros querem mostrar mais do que realmente têm e outros não fazem nada demais, como é de se esperar. Não assisti o treino ao vivo, mas pelo que vi, Ferrari e Mclaren estão bem equilibradas, com uma ligeira vantagem para os ingleses (Hamilton, na verdade, porque Kovalainen não fez nada demais...).

Em ambos os treinos, Lewis se mostrou soberano, abrindo quase meio segundo para o segundo colocado em ambos os treinos. Pode ter ido mais leve para intimidar a Ferrari.

Massa foi o segundo no primeiro treino e apenas o sexto no segundo(no geral, em segundo). Pode ser que esteja com problemas com aquecimento de pneus, mas afirmou que está com o carro bem equilibrado. Acredito que briga pela pole.

Alonso é a grande surpresa, mostrando o bom momento da Renault no final do campeonato. Ficou com o sexto lugar no primeiro treino e segundo colocado (!!!) na segunda sessão (terceiro no geral). Se entrar leve, briga por um lugar na segunda fila (talvez até na primeira, mas não acredito).

Kimi Räikkönen andou menos do que se esperava. Apesar de dizer que corre pela vitória em Xangai, só conseguiu o terceiro tempo na primeira sessão e o oitavo tempo na segunda (quarto no geral). Do jeito que está, dificilmente conseguirá ajudar o Massa, até menos do que o Alonso.

Nelsinho Piquet surpreendeu. Apesar de ter sido apenas o nono colocado na primeira sessão, o brasileiro conseguiu o terceiro tempo na segunda, o que lhe rendeu o terceiro lugar no geral. No momento, Nelsinho corre para manter sua vaga na equipe, já que com os péssimos resultados durante o ano todo, já anda com a corda no pescoço e com o Di Grassi do lado, louco para chutar o banquinho.

Rubens Barrichello voltou à sua posição de direito com a Honda, última fila... Acho que vai entrar na pista só para assistir a corrida de camarote...

Abaixo os tempos combinados (Classificação geral)

1. Lewis Hamilton - McLaren, 1min35s6302.

Felipe Massa - Ferrari, 1min36s0203.

Fernando Alonso - Renault, 1min36s0244.

Kimi Räikkönen - Ferrari, 1min36s0525.

Nelsinho Piquet - Renault, 1min36s0946.

Heikki Kövalainen - McLaren, 1min36s1037.

Jarno Trulli - Toyota, 1min36s1598.

Mark Webber - Red Bull, 1min36s3759.

Robert Kubica - BMW, 1min36s50710.

Sébastien Bourdais - Toro Rosso, 1min36s52911.

Nick Heidfeld - BMW, 1min36s55312.

Nico Rosberg - Williams, 1min36s55613.

Timo Glock - Toyota, 1min36s61514.

David Coulthard - Red Bull, 1min36s80815.

Sebastian Vettel - Toro Rosso, 1min36s92516.

Kazuki Nakajima - Williams, 1min36s97517.

Giancarlo Fisichella - Force India, 1min37s47318.

Adrian Sutil - Force India, 1min37s61719.

Jenson Button - Honda, 1min37s61920.

Rubens Barrichello - Honda, 1min37s827

* Retirado do blog do Teo José (http://teojose.zip.net)

Hamilton na frente

Lider do campeonato, Lewis Hamilton (Mclaren) começou bem o dia, liderando os treinos livres do dia. O inglês, que precisa somar seis pontos a mais do que Felipe Massa (Ferrari) cravou 1m35s630 na sua melhor volta, 0s390 abaixo do tempo do brasileiro (na melhor volta de Felipe, durante o primeiro treino).

Massa já se pronunciou sobre os resultados. "Vimos nos últimos GPs que é normal Hamilton ser mais rápido na sexta-feira. Não é diferente do que foi nas outras corridas. É lógico que temos um carro bom aqui, estamos competitivos, mesmo observando o resultado de hoje, que talvez não represente tudo aquilo que podemos fazer na classificação e na corrida. Mas tivemos um bom dia, um carro competitivo", afirmou o brasileiro.


Enfim, treino é treino, classificação é classificação e corrida é corrida.

Nas sextas, Lewis tem se mostrado sempre excelente; nos sábados, tem disputado cabeça-a-cabeça com Massa; nos domingos, vêm mostrando que precisa de um chá de Camomila.

Aos tempos:

Resultados do primeiro treino livre:
1º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m35s6302º -
Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m36s0203º -
Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - 1m36s0524º -
Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - 1m36s1035º -
Robert Kubica (POL) BMW Sauber - 1m36s5076º -
Fernando Alonso (ESP) Renault - 1m36s6617º -
Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - 1m37s0408º -
Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari - 1m37s0709º -
Nelsinho Piquet (BRA) Renault - 1m37s08010º -
Sebastian Vettel (ALE) Toro Rosso-Ferrari - 1m37s27811º -
Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m37s49112º -
Jenson Button (ING) Honda - 1m37s61913º -
Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - 1m37s63014º -
David Coulthard (ESC) Red Bull-Renault - 1m37s63815º -
Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - 1m37s63816º -
Timo Glock (ALE) Toyota - 1m37s66417º -
Rubens Barrichello (BRA) Honda - 1m37s82718º -
Jarno Trulli (ITA) Toyota - 1m38s21919º -
Adrian Sutil (ALE) Force India-Ferrari - 1m38s28520º -
Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Ferrari -1m38s479

Resultados do segundo treino livre:
1º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m35s7502º -
Fernando Alonso (ESP) Renault - 1m36s0243º -
Nelsinho Piquet (BRA) Renault - 1m36s0944º -
Jarno Trulli (ITA) Toyota - 1m36s1595º -
Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m36s3756º -
Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m36s4807º -
Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari - 1m36s5298º -
Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - 1m36s5429º -
Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - 1m36s55310º -
Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - 1m36s55611º -
Timo Glock (ALE) Toyota - 1m36s61512º -
Robert Kubica (POL) BMW Sauber - 1m36s77513º -
Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - 1m36s79714º -
David Coulthard (ESC) Red Bull-Renault - 1m36s80815º -
Sebastian Vettel (ALE) Toro Rosso-Ferrari - 1m36s92516º -
Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - 1m36s97517º -
Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Ferrari -1m37s47318º -
Adrian Sutil (ALE) Force India-Ferrari - 1m37s61719º -
Jenson Button (ING) Honda - 1m37s80020º -
Rubens Barrichello (BRA) Honda - 1m37s904

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Webber enrascado, Coulthard consultor

O já quase aposentado David Coulthard (RBR) declarou que não gostaria de estar no lugar de Mark Webber na próxima temporada, quando o australiano terá a companhia de Sebastian Vettel na Red bull. "Já brinquei com Mark a respeito de que não gostaria de estar na posição dele, pois aquele cara parece ser um problema para ele. Vettel claramente tem muito talento e controle do carro, mas Mark terá o benefício da experiência na F-1 e na equipe. Não tenho idéia de como [a disputa] transcorrerá” escreveu o escocês em sua coluna no site da ITV.
Pelos resultados desse ano e pela disposição de Vettel, eu também não gostaria...

PS. Segundo o noticiário, Coulthard será um consultor da RBR, tal qual Schumacher na Ferrari. Eu só gostaria de saber o que ele tem tanto a ensinar...

Vitória magra


Desde 1950 ( ano da primeira temporada de F1) que nenhum campeão chegou ao título com tão poucas vitórias. Até o momento, o líder do campeonato, Lewis Hamilton soma apenas quatro em 18 provas. Felipe Massa, o segundo no campeonato, tem cinco vitórias. Kubica, o terceiro, tem apenas uma.
Se compararmos com a temporada de 92, quando Mansell venceu o campeonato com nove vitórias ( mesmo número de Schumacher em 95), a taça desse ano fica magrinha... magrinha...

Faca nos dentes

Pelo jeito os pilotos andam preocupados com o estilo agressivo de pilotagem praticado por Lewis Hamilton (Mclaren). No briefing de pilotos antes do GP da China, o inglês deverá ser questionado pelo seu estilo “agressivo demais”. Entre os reclamantes estão os dois diretores da Associação dos Pilotos de Grande Prêmio (GPDA), Jarno Trulli(Toyota) e Mark Webber (RBR). Trulli reclama por ter perdido segundos preciosos tentando ultrapassar Hamilton (que era retardatário) em Fuji, o que pode ter lhe custado o quarto lugar no GP de Fuji e Webber pela atuação de Hamilton na curva um do circuito japonês, que tirou Kimi Raikonen (Ferrari) da pista e rendeu uma punição ao britânico.


Não sei se alguém se lembra, mas, tirando o tempo que “roubou” de Trulli, todas as atitudes do inglês no Japão renderam punições e só o deixaram em situação menos confortável no campeonato. Eu acho que em vez de darem bronca, deveriam deixá-lo guiar como achasse melhor, sendo punido quando ultrapassasse os limites.

Afinal, dentro do carro cada um pilota como quer, o muro e a brita estão lá para segurar os mais afoitos.

Comissários

Depois das punições recebidas por Felipe Massa, Lewis Hamilton e Sebastian Bourdais em Fuji, interpretadas ou não como injustas conforme quem opina, os pilotos pediram a volta de um comissário permanente nas corridas, assim como em 2007, para que nenhuma injustiça volte a acontecer ( ou pelo menos que elas diminuam).

"A consistência (das punições) foi muito melhor no ano passado, e é mais fácil do que se existem só alguns rapazes que vêm para poucas corridas. Eles não tem a mesma percepção de um cara que está sempre lá.", afirmou Nick Heidfeld, da BMW.

Injustiças à parte, a FIA gasta tanto dinheiro com perfumarias, porque não levar um corpo de comissários a todas as corridas?

Política? é nada...

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Todo mundo quer o Alonso

Segundo o Jornal espanhol AS, Robert Kubica (BMW) pediu encarecidamente a ajuda do bicampeão Fernando Alonso (Renault) na busca pelo título de 2008. Em italiano, o polonês se dirigiu ao piloto da Renault: " Fernando, agora que seu carro está bom, me dê uma mão pelo título", Alonso, que essa semana havia declarado ajudar Felipe Massa (Ferrari) no que fosse possível para que o brasileiro conquistasse o título em cima de Hamilton, respondeu brincando ""Eu dou a mão que você quiser. Porém não creio que sirva muito, porque o problema, neste instante, é que seu carro não corre".

É Kubica, aí fica dificil...

França Fora!

Depois do Canadá, foi a vez do GP da França se despedir do circo da F1. Segundo a organização, o motivo seria falta de dinheiro e a distância do circuito, localizado em Magny-Cours - região rural da França - , da capital do país (Paris).

Em nota, a FFSA (organizadora do Grande Prêmio) relata que devido à situação econômica, não poderá promover o evento no próximo ano, e que "gostaria de agradecer a todos os clientes que compareceram ao Grande Prêmio da França e apoiaram o evento nos últimos anos". Com contrato para a realização do GP da França até 2011, a empresa já pensa em transferir a prova para os arredores de Paris. Mas, a menos que outro promotor realize, o evento de 2009 na França está fora do calendário da F1.

A FIA não divulgou se com a saída de Magny-Cours a prova do Canadá voltará a compor o calendário, uma vez que a prova em Montreal é importante financeiramente por ser bem localizada e atualmente, a única na América do Norte.


Se eles tirarem o asfalto "Sonrisal", Montreal deveria voltar, é uma das provas mais legais de se assistir.

Primeiros pitacos

10 equipes, 20 carros, pilotos querendo continuar a correr e outros esperando sua chance para estrear na categoria máxima do automobilismo. Vejam quais são as equipes e quem são os pilotos indicados (ou lutando) para preencher os cockpits:

Ferrari

Felipe Massa e Kimi Räikkönen (Confirmados)

Mclaren

Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen (Confirmados)

BMW

Robert Kubica e Nick Heidfeld (Confirmados)

Renault

Fernando Alonso (Quase confirmado) Nelsinho Piquet (Lutando) Lucas Di Grassi (Lutando)

Williams

Nico Rosberg e Kazuki Nakajima (Confirmados)

Red Bull

Sebastian Vettel e Mark Webber (Confirmados)

Toyota

Timo Glock e Jarno Trulli (Confirmados)

Toro Rosso

Sébastien Bourdais (Praticamente confirmado); Bruno Senna (Lutando) e Sébastien Buemi (Lutando).

Honda

Jenson Button(Confirmado); Fernando Alonso (Improvável), Bruno Senna (lutando), Nelsinho Piquet (Lutando) e Rubens Barrichello (Lutando).

Force India

Adrian Sutil (a confirmar); Giancarlo Fisichella (a confirmar) Rubens Barrichello (improvável)

Considerações:

Fernando Alonso - Pelos últimos resultados, deverá continuar na Renault, que mostra uma grande evolução no fim do campeonato e que pode chegar próxima das grandes equipes em 2009.

Nelsinho Piquet – Com apenas dois bons resultados na temporada, pode perder a vaga para Lucas Di Grassi. Tem chance de ir para a STR ou Honda, mas nessas duas, brigará com Bruno Senna pelo posto.

Rubens Barrichello – Passou o ano na lanterna com a Honda. Quer correr ano que vem, mas pode perder o posto para alguém mais jovem (talvez Bruno Senna ou Nelsinho Piquet) e ter que decidir entre parar, mudar de categoria no automobilismo ou aceitar correr pela Force India. O que, para quem já andou na Ferrari, seria se diminuir demais.

Na madruga!

Confira os horários do GP da China

1° treino livre:
Quinta-feira, 23h-0h30

2° treino livre
Sexta-feira, 3h-4h30

3° treino livre
Sábado, 0h-1h


Treino oficial
Sábado, 3h-4h

Domingo
5h: largada, 56 voltas.

Prólogo

A principio, o foco deste blog é comentar a nova temporada da F1 que começará em Março de 2009. Há duas provas do fim da temporada, decidi começar desde já o trabalho de manutenção diária deste espaço, afim de comentar o que resta do campeonato atual, cobrir a pré-temporada e posteriormente o campeonato do ano que vem que trará muitas novidades e merecerá ser acompanhado de perto.

Para começar, mostro a situação atual do campeonato (Que você já deve estar cansado de saber). Até o momento, o campeonato mundial de pilotos tem como primeiro colocado Lewis Hamilton (Mclaren), com 84 pontos, seguido por Felipe Massa (Ferrari), com 79 e Robert Kubica (BMW) com 72.

O campeonato de construtores é encabeçado pela Ferrari (142 pontos), seguida pela Mclaren (135) e BMW (128).

Amanhã começam os treinos livres para o GP da China, a ser disputado dia 19.

Daqui a pouco eu volto com novidades!